sexta-feira, 6 de julho de 2007

LUTO - Morre George Melly, jazzista amigo dos FAB

O mundo do jazz está de luto: George Melly, o músico e autor britânico célebre por seus paletós e pelo seu estilo de vida libertino morreu na última terça-feira aos 80 anos de idade, segundo informou sua esposa.
Melly sofria de câncer e recusou todos os tratamentos. Sua última aparição foi em junho deste ano em Londres em um show de caridade.
Além de tocar e compor músicas com a Magnolia Jazz Band de Mick Mulligan e com banda Feetwarmers, de John Chilton dos anos 70 até 2003, Melly foi também autor de livros de arte e crítico cinematográfico e televisivo.
Apesar de nunca ter sido um cantor tecnicamente perfeito, Melly sempre foi uma grande presença no plano, muito querido pelo público.
Nascido em Liverpool, Melly descobriu cedo sua paixão pela arte moderna e o jazz. A sua bissexualidade é um tema recorrente na sua autobiografia "Rum Bum and Concertina", nas quais conta também o período que serviu para o exército britânico no final da II Guerra Mundial, quando escapou por pouco da corte marcial por ter distribuído literatura anárquica.
Depois da guerra, Melly trabalhou inicialmente em uma galeria de arte surrealista para depois tomar a estrada do jazz com a Magnolia Jazz Band. No início dos anos 60 iniciou sua carreira de crítico cinematográfico para o jornal The Observer. Melly se tornou em pouco tempo uma personalidade da Londres dos anos 60. Allan Ginsberg, Ken Tynan e os Beatles eram convidados freqüentes da sua casa de Camden Town, que tinha como vizinhos Jonathan Miller e Alan Bennett. Nos anos 70 voltou ao jazz com a banda de John Chilton, Feetwarmers.

Fonte: ansalatina.com.br


Comentário do João: Rest in peace, man.

Nenhum comentário: