segunda-feira, 16 de julho de 2007

DVD REVIEW - "All My Loving" de Tony Palmer


All My Loving é um documentário da BBC de 1968 dirigido por Tony Palmer, que combina música e notícias do dia em uma maneira às vezes nostálgica, às vezes disturbadora. Tony Palmer é um dos diretores de documentários musicais mais aclamados, cujos trabalhos incluem CREAM Farewell Concert (1968), 200 Motels – Frank Zappa (1971) e Ginger Baker in Africa (1971).

All My Loving foi criado quando John Lennon e Paul McCartney desafiaram Palmer, então um documentarista de música clássica, a fazer um filme que sintonizasse a música mundial de 1968 em uma hora de telinha. O filme inclui clipes e entrevistas com gente como os Beatles, Jimi Hendrix, The Who, Pink Floyd - que havia acabado de perder Syd Barrett - Cream, Donavan, Frank Zappa, e Eric Burdon.

O filme explora a música com a idéia de que todo mundo precisa de heróis, e estes heróis iriam mudar o mundo através do poder de sua musica. Esse era o tempo de movimentos estudantis contra a guerra no Vietnam. A música descreve esse movimento com uma acidez muito profunda para palavras somente. A música torna-se uma fuga para os problemas do dia-a-dia.

Este é um importante filme, mas não para ser visto com crianças na sala, não para os puros de coração. A inovação de Tony Palmer ao fazer esse filme é que ele intercala a música da época, a idelogia do Verão do Amor e o começo do movimento de paz com a violência que acontecia no mundo.

Quando você vê as cenas da guerrilha Viet Cong nas ruas de Saigon e então a arma mira na cabeça de um e é disparada, enquanto a música de fundo é do Pink Floyd tocando "Set the Controls to the Heart of the Sun," e você assiste ao sangue jorrando da ferida aberta, não é algo que você vai esquecer rapidamente!

O filme continua na veia com clipes selvagens de monges budistas amarrados queimando até a morte ao som do rock, enquanto os músicos falam sobre seu mundo comparado à violência desses eventos. às vezes ele passa suavemente, e às vezes é choppy, mas está sempre no topo.

Tb incluído no DVD, está um entrevista com Tony Palmer por Jon Kurkman conduzida em janeiro de 2007. Ele descreve o encontro com John Lennon como um estudante em 1963, e subsequentemente como Lennon o ajudou a encontrar alguns outros artistas incluídos no filme. Tb há uma filme-tirinha dos cartoons de Ralph Steadman sob a música do Cream, "Born Under a Bad Sign".

All My Loving não é um filme para todos; certamente não é para os mais jovens e nem para quem não aguenta a violência. Ele é para quem quer sentir a época, o momento e o que causou a mudança do Summer of Love para a violência que chocou em 1968 todo o caminhi para a Chicago Democratic National Convention.

Fonte: BlogCriticsMagazine


Comentário do João: E aí alguem jah viu ou tem algo a comentar?

Nenhum comentário: