sexta-feira, 15 de junho de 2007

Paul atinge melhor posição nas paradas em 10 anos


Paul McCartney alcançou sua melhor posição em uma década nas paradas pop norte-americanas na quarta-feira (13), com o lançamento de seu primeiro álbum feito para a rede de cafés Starbucks Corp., mostrando que artistas veteranos podem se dar bem fora das grandes gravadoras.

"Memory almost full", o 21º álbum solo da carreira de McCartney, estreou na 3ª posição nas paradas -seu ranking mais alto desde 1997, quando "Flaming pie" estreou no 2º lugar.

As vendas do álbum, de 160.541 cópias, representaram uma melhora de 33% em relação às de "Flaming Pie", que estreou com 121 mil. O álbum do ex-Beatle lançado em 2005, "Chaos and creation in the backyard", estreou na 6ª posição, vendendo 92 mil cópias.

A performance de McCartney é especialmente notável porque a indústria musical tem estado em queda livre durante boa parte dos últimos dez anos. Muitos artistas ficaram extremamente enfraquecidos nas paradas, na medida em que os consumidores aderiram à pirataria on-line e outras formas de entretenimento. Os selos musicais e varejistas também encolheram.

"Memory almost full" é o primeiro lançamento da Hear Music, um selo novo formado pela Starbucks e o Concord Music Group, especializado em jazz. McCartney, que na segunda-feira (19) vai completar 65 anos, passou a maior parte de seus 45 anos de carreira com a gravadora EMI Group, que ainda distribui o catálogo dos Beatles.

A Starbucks quer se converter num destino de lazer que faz mais do que apenas vender café e assinou contrato com McCartney há três meses, depois de descobrir que o contrato do ex-Beatle com a EMI tinha expirado. Seus planos de marketing inovadores se casaram com o desejo de McCartney de encontrar uma maneira nova de promover seus álbuns.


O dia inteiro

Na segunda-feira (11), dia do lançamento internacional do álbum, a Starbucks o tocou o dia inteiro em todas suas mais de 10 mil lojas espalhadas pelo mundo. "Memory almost full" foi lançado no dia seguinte nos Estados Unidos.

Na Grã-Bretanha, "Memory almost full" estreou no 5º lugar nas paradas, superando o lançamento de "Chaos and creation in the backyard", que chegou à 10ª posição. Paul McCartney, por sua vez, terá a certeza de uma campanha de marketing melhor e provavelmente de um acordo mais generoso de royalties do que conseguiria numa grande gravadora, disse Clark Benson, executivo-chefe e fundador da empresa de pesquisas de mercado Almighty Institute of Music Retail.

Um porta-voz de McCartney se negou a comentar os termos financeiros do contrato do músico com a Starbucks.

A parada mais recente foi encabeçada por lançamentos de dois cantores de R&B: "Epiphany," de T-Pain, que vendeu 171 mil cópias na semana que se encerrou em 10 de junho, e "Good girl gone bad", da cantora de Barbados Rihanna, que superou McCartney por pouco, vendendo 161 mil exemplares.

Fonte: G1 globo.com