quinta-feira, 14 de junho de 2007

Beatles no Acordeom


Exímio acordeonista acreano, Chico Chagas reúne um time de feras na sua estréia, ´... E por falar em acordeom'

Conhecido por suas participações entre a nata da MPB, Chico Chagas comprova sua elegância entre maxixes, choros, tangos, Beatles e canções brasileiras.

(...)

Sim, inovar é preciso. Mudando o andamento para um xote, Chico mistura a guitarra de Leonardo Amoedo com o sax barítono de Malta, a zabumba de Fábio Luna e até seu próprio piano, na fusion anordestinada de “Day Tripper” (Lennon/McCartney). Outra que ganha um balanço nordestino implacável é “ECT” (Nando Reis, Carlinhos Brown e Marisa Monte), da lavra de Cássia Eller. Em alguns momentos, Chico deixa a sanfona de lado para empunhar uma guitarra de brinquedo, em meio a um arranjo (Luiz Brasil) cheio de outras vibrações. Um segundo cearense entra no álbum, depois de Jorge Helder: Evaldo Gouveia. Com Jair Amorim, seu grande parceiro de um tempo onde o acordeom era mais respeitado e “universal” em nossa música, o samba-canção “Brigas” tem arranjo de Itamar Assiére, valorizando o violão de Lyra e a percussão aboleirada de Hermeto.

“Posso tocar Beatles em ritmo de xote, mas jamais tocaria Luiz Gonzaga em ritmo de rock”, declarou em entrevista. Com esse respeito às origens musicais, um terceiro alencarino, Roberto Stepheson, guia, com seus pífanos, os diversos andamentos de “Juazeiro” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) em arranjo hermetiano, nordestino e livre, do próprio Chagas, entre o baixão de Ney Conceição, zabumba de Luna e bateria de Kiko Freitas.

Fonte: Diário do Nordeste

Comentário do João: Aqui no Rio, tem um artista de rua que toca TUDO no Acordeom. E isso inlcui, mtas musicas dos Beatles. Volta e meia eu pego um busão no qual ele está se apresentando. Diversão garantida.

Nenhum comentário: