segunda-feira, 6 de agosto de 2007

POLÊMICA - Comercial + Fralda + All You Need is Love

Os fãs dos Beatles temem o mau uso da música do Fab Four tenha chegado ao aburdo na decisão de licenciar "All You Need Is Love" para um comercial de fraldas.

Há 40 anos, a música era um hino da paz contra a guerra do Vietnã. Hoje, está sendo usada num comercial da televisão americana para promover "Luvs", uma marca de fraldas descartáveis.

A Procter & Gamble (P&G), que produz as fraldas, comprou os direitos de uso da música pela Sony/ATV Music Publishing, que é dona da Northern Songs, o catálogo dos Beatles.

É um sociedade com o cantor Michael Jackson, que comprou os direitos das músicas. A companhia não precisa de permissão de Sir Paul McCartney e Ringo Starr nem das viúvas de John Lennon e George Harrison p/ licenciar uma música Beatles.

Mas os fãs estão compartilhando sua raiva em fóruns na internet e organizando um protesto para atacar a P&G and Saatchi & Saatchi, a agência publicitária que assina o comercial. Os fãs esperam forçar a rendição ameaçando "fazer um grande fedor", como dise um fã.

A Saatchi & Saatchi disse que a música foi escolhida para apelar diretamente às mães e “quebrar o comum da propagande fraldas.”

Os fãs vêem diferente. “Não posso ver uma música dos Beatles ser usada para coisas tão triviais...” disse Andy Bonnell num post em um website. Um fã holandês disse que se Lennon estivesse vivo ele protestaria a favor das velhas fraldas de algodão.

Angela Natividad, co-editora da adrants.com, que comenta campanhas, disse: “Para pessoas que sentem uma conexão política com o Vietnã, é um insulto. Os Beatles inspiram sentimentos religiosos. ”

Uma representante da Apple Corp disse: “Não é de nossa alçada. As letras pertencem à Sony.” Um representante de McCartney se recusou a comentar.

A Procter & Gamble não disse quanto pagou pela música mas aumentou o gasto em publicidade da Luvs em 20%.Acredita-se que tenha custado no mínimo £100,000.

Esta não é a primeira vez que uma música dos Beatles foi reinterpretada para a publicidade mas é o produto que incendiou os fãs desta vez. Uma versão de Help! foi usada num comercial americano de carros em 1985, enquanto uma empresa de seguros usou uma versão de When I’m Sixty Four cantada por Julian Lennon. Uma corrente americana de retail usa Hello Goodbye, reescirta para "Hello Good Buy" (olá, boa compra), em suas campanhas.

Assista alguns comerciais da campanha aqui:




Fonte: timesonline


Comentário do João: E tem também aquela música do comercial da VISA! É dos Beatles né? to zuando...

Nenhum comentário: